10 Dicas de cuidados essenciais para a pele

at
10-dicas-de-cuidados-essenciais-para-a-pele

Sabemos que com o passar dos anos, a pele vai perdendo luminosidade e elasticidade e o viço, já que não retém água da mesma forma que antes. Porém, não existe uma idade certa onde isso acontece pontualmente com todas as pessoas, já que a genética também influencia o envelhecimento. Sendo assim, algumas pessoas têm uma tendência maior a rugas e linhas de expressão, outras a manchas, flacidez, olheiras…

Os fatores externos também são determinantes para a aparência da pele, portanto, se a sua alimentação é deficiente em vitaminas e minerais, se você fica muito tempo com a pele exposta ao sol e à poluição, é melhor começar uma rotina de cuidados para ontem, para evitar danos maiores no futuro.

Se você não sabe por onde começar, ou até já começou a cuidar da pele, mas não está vendo muitos resultados e acha que está fazendo algo errado, acompanhe estas 10 dicas de cuidados essenciais para a pele.

 

Use protetor solar todos os dias

Esta é a primeira dica e talvez a mais valiosa de todas. O sol do dia a dia envelhece a pele do rosto, forma manchas e contribui para o surgimento do câncer de pele. Por isso, aplique filtro solar todos os dias pela manhã, distribuindo uniformemente na testa, bochechas, queixo e nariz. Se você usar um filtro solar com fator 30 ou superior e passar o dia em ambiente fechado, não precisará reaplicar, mas caso você fique muito tempo suando e exposto ao sol, é bom dar uma reaplicada por segurança em algumas horas de uso.

 

Hidrate sua pele

O banho quente e o sabonete eliminam a gordura natural, fazendo com que a pele perca água, por isso, aplicar o creme hidratante logo após o banho, com a pele ainda úmida, é essencial. O hidratante é um grande aliado para manter a pele macia, luminosa e livre de lesões. Então, se joga no hidratante, migues!

 

A barreira natural da pele é importante

A pele saudável possui uma barreira cutânea natural, responsável para proteger a pele. Esta barreira é formada por queratina e pelos óleos e gorduras fabricados nas glândulas sebáceas e a produção dessas glândulas acaba sendo muito maior em quem tem pele oleosa. Porém, por mais que você tenha pele oleosa, se sua pele for sensível, o ideal é fugir de esfoliações agressivas, limpezas com buchas. Dê preferência a banhos mornos ou frios e o uso de loções de limpeza, evitando os sabões que fazem espuma. E, independente de sua pele ser sensível ou não, oleosa ou não, evite ao máximo tomar banhos muito quentes.

 

Coma frutas

As frutas possuem equilíbrio entre fibras solúveis e açúcar, o que evita a produção excessiva da insulina. Unindo todas as vitaminas e fibras das frutas à sua alimentação, certamente a conservação e vitalidade da sua pele será muito maior.

 

Corte os excessos de massas e de açúcar

Uma alimentação com excesso de doces e massas pode contribuir para o endurecimento do colágeno e da elastina, levando à perda da elasticidade e à flacidez da pele. Isto acontece porque a digestão de alguns alimentos pode levar a processos que estão ligados ao envelhecimento da pele.
Se você sente muita dificuldade de cortar excesso de massas e de açúcar, comece aos pouquinhos e não dê ouvidos ao auto boicote do “só hoje…”, “não faz mal comer só mais um docinho ou repetir esse prato…”.

 

Combata os Radicais Livres

A oxidação (enferrujamento) da pele, ocorre na medida em que o oxigênio que respiramos produz radicais livres. Por isso, alimentos ricos em carotenos, vitaminas E e C e zinco (como vegetais verdes escuros, frutas e legumes coloridos) são antioxidantes essenciais que irão te ajudar a evitar que este processo de envelhecimento evolua.

 

Consulte um dermatologista e conheça os benefícios dos ácidos

Esta dica é muito boa, mas é importante lembrar que precisa do acompanhamento de um dermatologista, pois é este profissional que vai avaliar a sua pele e dizer quais ácidos são os mais recomendados para atender às suas necessidades. Os ácidos podem ajudar a clarear manchas, melhorar a acne, contribuir para o combate ao envelhecimento da pele e até mesmo para o tratamento de estrias. Eles não podem ser aplicados nos cantinhos da boca, no nariz e nos olhos, pois o podem gerar uma penetração maior nos locais em que a pele é fina e delicada, causando irritações e dermatites. Tomando os devidos cuidados, sua pele terá uma grande evolução com o uso de ácidos em poucos meses.

Hidrate-se de dentro para fora

Esta é uma dica tão importante e essencial quanto o uso do protetor solar. A água é necessária para todas as reações do nosso organismo e também é fundamental na regeneração dos tecidos e manutenção da saúde da nossa pele. A recomendação média é oito copos por dia, mas atenda à necessidade do seu organismo, bebendo água logo que sentir o mínimo de sede ou depois de urinar, para repor a hidratação de dentro para fora.

 

Nunca durma com maquiagem

Esta dica já está tão manjada quanto a do filtro solar e a da importância de beber água, não é mesmo? Mas é importante mencionar isto, pois ainda tem muita gente que sofre de “preguicite aguda” na hora de retirar a maquiagem da pele ao chegar à casa. A maquiagem obstrui os poros e aumenta a chance de surgirem cravos e espinhas, além de alergias e, durante a noite, a pele absorve melhor os nutrientes. Portanto é fundamental remover a maquiagem para que a pele possa respirar ou absorver os produtos recomendados pelo seu dermatologista enquanto você dorme.

 

Cuidado com o estresse!

Esta dica pode parece “conto da carochinha” para algumas pessoas, mas se você sofre com olheiras e sua pele tem revelado sinais de cansaço ou surgimento de espinhas, por mais que você cuide, este pode ser um indicativo de estresse e cansaço. As olheiras podem aparecer quando não dormimos bem ou estamos muito estressados. A dica é dormir melhor e descansar. Caso elas persistam, procure o dermatologista para iniciar um tratamento mais específico. Não negligencie o cansaço, pois o estresse pode causar complicações muito maiores à sua saúde.

 

🐛 Estas 10 dicas de cuidados essenciais para a pele foram úteis para você? Deixe seu comentário e compartilhe com quem você acha que pode gostar também. 🦋

Tags:, ,
Share:

1 Comment

  1. Mara souza

    Tento ter uma rotina pela manhã e a noite com cuidados com a pele, isso tem ajudado.
    Gostei muito do seu post

    12 . fev . 2019

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *