13 Dicas que todo blogueiro iniciante precisa saber

at
13-dicas-que-todo-blogueiro-iniciante-precisa-saber

Há alguns anos, muitas pessoas criaram blogs para compartilhar pensamentos e experiências pessoais sem nem imaginar que, através do blog, elas poderiam ter um trabalho reconhecido ou até ganhar dinheiro com publicidade. Inclusive, eu era uma dessas pessoas que não fazia ideia de nada, só queria ter um blog.
Se você tem um blog ou pretende ter um, leia este artigo até o final e se preciso anote em um caderno, porque o objetivo desta lista com 13 dicas que que todo blogueiro iniciante precisa saber é justamente te ajudar neste processo. Se você tem um amigo que tem um blog, pretende criar um ou acabou de criar, não se esqueça compartilhar este artigo com ele também.

Desde que conheci a internet meu sonho de princesa era ter um blog, mas eu não fazia ideia de como começar e o fato de ter internet discada por si só já atrapalhava demais a realização deste desejo. Hoje, os blogs estão cada vez mais populares. Qualquer pessoa pode ter um e fazer a mágica acontecer do zero.

Quando finalmente pude ter o meu próprio blog, comecei pelo Blogspot, usando os templates da própria plataforma. Era tudo muito novo para mim, então eu estava adorando fuçar as configurações do layout, mas na hora de escrever ainda não sabia se devia direcionar os posts a um público específico ou se só deveria sair escrevendo qualquer coisa sobre qualquer tema que eu quisesse. Não sabia que o que na verdade eu estava procurando é o que hoje chamamos de nicho.

 

1. Escolha o nicho ideal

Sobre qual assunto você mais gosta de falar? Maquiagem, viagens, estilo de vida, saúde…? Escolha um nicho principal para o seu blog e se você for boa e dedicada, talvez até consiga fazer disso uma profissão.

Escolher um tema central para o blog não é algo muito fácil, principalmente caso você goste de variados assuntos, assim como eu. Neste caso, avalie os posts que você já tem e verifique em qual categoria que você escreve mais e melhor. Também é importante verificar se os temas conversam entre si, se esta é a sua praia realmente e se você seja capaz de manter o blog com o nicho que você escolheu.

 

2. Não crie um blog pensando em ganhar dinheiro

Existem ocupações menos trabalhosas e demoradas do que criar um blog, divulgar, construir uma audiência, responder emails e comentários. É claro que algumas pessoas criam blogs apenas para ganhar dinheiro e isso acabou dando certo, mas na maioria das vezes, não dá.

Crie um blog se isso for realmente o que você quer fazer, porque você quer compartilhar conhecimento ou alguma coisa com alguém. Daí sim o seu blog vai ter a sua cara, vai ter algo que os outros não tem que é a sua identidade, a sua autenticidade. Daí um belo dia na sua vida as pessoas vão começar a acessar o seu blog, alguma empresa vai querer comprar um banner seu, ou até um publi post, e aí sim você fez seu primeiro real com seu blog.

A diferença de quem criava um blog há uns 10 anos para quem cria hoje, é que antes não se criava tantas expectativas na hora de começar um blog. Hoje, quando as pessoas criam um blog pensando em ganhar dinheiro e  começam a ver o quão difícil é manter um, e o quão demorado é para atingir um bom engajamento e ganhar o primeiro centavo, ficam frustradas e desistem.

 

3. Escolha o template ideal

Sou blogueira, mas também sou leitora de blogs. Visito dezenas de blogs diariamente e preciso dizer que não adianta ter um layout lindo e colorido se ele demora para carregar. Vamos ser sinceros? Você tem paciência para esperar a página de um blog carregar por vários minutos para poder ler um post? Quem tem esta paciência com certeza é uma exceção. Tente avaliar o seu blog como se você estivesse no lugar do leitor.

4. Se você não tem certeza do que está falando, não diga

Um dos grandes  problemas da internet hoje, é um monte de gente desinformada querendo ditar regras. Não tem coisa pior que entrar num blog e ver a pessoa falando sobre um assunto que não entende nada, coisas que não fazem sentido nenhum. Esse tipo de coisa afasta seus leitores. Se eu entro num blog e leio uma informação não confiável, pode apostar que  eu nunca mais volto.

 

5. Assuma um compromisso com a publicação dos seus posts

Se você quer que seu blog cresça, vai ter que postar com frequência. Assim os leitores vão criar o hábito de visitar sempre o seu blog e isso vai fazer parte da rotina deles. Se você não tiver uma rotina de publicações, seus leitores vão diminuir a frequência com que acessam o seu blog, até esquecerem da existência dele. Aí pronto! você acabou de perder mais leitores.

6. Planejamento é importante

Para você conseguir postar com frequência, vai precisar se programar. É bom sempre ter  2 ou 3 posts a mais para liberar naqueles dias onde a inspiração não aparece. Ou para aqueles dias onde imprevistos acontecem e você não pode escrever. Mas não deixe que o planejamento assuma a espontaneidade, pois uma das coisas que fazem um blog ser bom é quando o autor está realmente empolgado com o assunto.

 

7. Autenticidade sempre

É sempre importante ouvir o que as pessoas têm a dizer, mas você não pode viver só para agradar o público. Você precisa ser autêntica e produzir aquelas coisas que você está afim, que você acha importante, com o seu jeitinho.

É claro que provavelmente você ouvirá muitas críticas, e a gente tende a dar mais importância a uma crítica do que a 100 elogios, mas quem trabalha com internet precisa criar imunidade sobre estas críticas mesmo e para que isso aconteça, no começo você provavelmente vai dormir chorando, vai ficar chateado…. até que um belo dia irá acordar imune, aproveitando as críticas de maneira construtiva para crescer a cada dia. Este é o meu conselho para você blogar fazendo o que você gosta, do jeito que você gosta, crescendo com seu blog de maneira efetiva.

8. Mantenha-se sempre informado e nunca pare de aprender

Ler é essencial, não só para adquirir uma boa escrita e um vocabulário mais extenso, mas também para ter novas ideias e se manter sempre informado. A dica para blogar melhor aqui é ler o máximo de blogs e revistas possíveis, assistir programas de TV ou canais do Youtube que tenham a ver com os assuntos que você costuma abordar em seu blog.

9. Se inspire, mas não copie

Com certeza você verá muita coisa legal na internet, mas se for usar alguma coisa de outra pessoa, nunca se esqueça de dar os créditos ao autor original. Você até pode se inspirar em uma matéria e escrever sua versão dela, mas jamais copie nada de ninguém.

 

10. Nunca publique o que você não quer que algumas pessoas leiam

Sabe aquelas coisas que você não quer que seus vizinhos ou alguns parentes saibam? Não escreva. As coisas que você publica sempre chegam aos olhos de quem você menos espera, afinal, o que está na internet é público. Cuide da sua privacidade.

11. A qualidade das imagens faz diferença

Postar fotos com uma boa resolução, com um fundo bonito e uma boa iluminação faz mais diferença do que se pode imaginar na hora de blogar. Ninguém gosta de ver fotos escuras, tremidas ou com um fundo feio. Imagens bonitas têm o poder de dar um toque a mais bonito e interessante em seu artigo.
Produzir boas fotos e usar a criatividade pode mudar totalmente o seu blog, além de poder virar um ótimo hobby. Se você puder investir em uma câmera boa, será ótimo, mas se você não puder fazer esse investimento ainda, procure tirar fotos em locais bem iluminados ou com luz do dia, pois isso faz muita diferença para garantir uma boa fotografia, independente da sua câmera.

Tente pensar em como você pode melhorar suas fotos. Salve fotos de outros lugares como inspiração, afinal, hoje temos o Pinterest aí para ajudar.

 

 

12. Errar é normal, mas cometer sempre os mesmos erros é falta conhecimento

O blogueiro que nunca errou que atire a primeira pedra. Erros na gramática acontecem, fotografias mal tiradas também… mas já parou para observar se você está cometendo sempre os mesmos erros? Alguns erros passam despercebidos mesmo, mas algumas falhas remetem à falta de conhecimento e interesse em aprender o correto.

Quando você escreve um artigo e lê várias vezes, seu cérebro pode te sabotar se acostumando com o que seus olhos já viram várias vezes. Por causa disso, talvez você leia e releia procurando o erro e não consiga achar.  Neste caso,  você pode pedir ajuda a um amigo que ainda não leu o post, assim, seu amigo ou amiga pode identificar se tem algo errado ou não. Em casos de erro ortográfico, o próprio corretor do word ou wordpress já ajuda muito.

Porém, se você tem muita dificuldade com isso, talvez seja legal fazer um curso de português para melhorar sua escrita e exercitar bastante a leitura, pois quem lê mais escreve melhor.

13. Estar nas redes sociais também é importante

Por mais que você não tenha muita paciência para redes sociais, é importante achar uma que você se identifique para estar mais presente, postando ao menos uma vez ao dia.

Estas são as 13 dicas que todo blogueiro iniciante precisa saber. Espero que tenha sido útil para você!

2 Comments

  1. Blog Dois Pernods

    Belíssimas dicas! Todas muifo úteis! Eu me preocupo muito com as imagens que utilizo e com a correção do texto.

    09 . mar . 2019
  2. Stéfani

    Adorei seu post, vau ajudar muito quem está criando um blog agora ou pensando em criar!

    11 . mar . 2019

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *