Como fazer cronograma capilar?

at
como-fazer-cronograma-capilar

cronograma capilar é uma espécie de agenda de tratamentos para recuperar cabelos danificados e manter os fios saudáveis. Apesar do nome parecer algo muito complicado, a maior vantagem é que você não precisará ir ao salão para cuidar das madeixas, todos os procedimentos podem ser feitos em casa com produtos facilmente encontrados. Isso significa que, seguindo esta rotina, você ficará mais linda e ainda poupará alguns dindins.

A rotina é feita em três fases: hidratação, nutrição e reconstrução, que podem ser realizadas com máscaras específicas para cada necessidade e óleos vegetais nutritivos. Entenda a seguir um pouco mais sobre cada etapa.

HIDRATAÇÃO ANTES DE TUDO

A hidratação é fundamental para qualquer tipo de cabelo, desde os mais saudáveis até os totalmente danificados. É com ela que iremos repor a água e devolver o brilho e a maciez das madeixas. E eu nem preciso dizer que esse tratamento deve ser contínuo, não é mesmo? O ideal é você possa aprender a fazer o procedimento em casa e repeti-lo mais vezes no seu dia a dia. Dependendo da situação do seu cabelo, duas vezes por semana é o suficiente. Para isso, você precisará investir em uma máscara concentrada e aplicá-la nos fios úmidos durante o banho, depois do shampoo. Vale lembrar que o condicionador deve ser o último passo na hora da lavagem, pois ele fechará a cutícula do fio para preservar a hidratação.

Dica: Para potencializar o efeito hidratante, você pode adicionar alguns gotinhas de óleo de argan à sua máscara e misturá-los.

NUTRIÇÃO PARA REPOR OS NUTRIENTES

Se a hidratação repõe a água e o brilho dos cabelos, a nutrição é a etapa responsável por alimentar o cabelo e repor os lipídios. A composição dos produtos nutritivos é rica em manteigas e óleos vegetais, geralmente combinados com componentes hidratantes. Portanto, é indicada para cabelos secos, ressecados e danificados por processos químicos. No caso dos cabelos crespos, que ressecam com mais facilidade, essa é a fase mais importante.

Para fazer em casa é muito simples! Você pode colocar uma colher de óleo de coco (ou outro óleo vegetal de sua preferência) em um potinho, esquentar por 2 minutos no microondas ou forno, aplicar o óleo no cabelo seco e semi-sujo (mecha por mecha e até mesmo na raiz).
Deixe o produto agir por 2 horas no cabelo para o couro cabeludo absorver todos os nutrientes, depois lave os cabelos normalmente. Nesse processo, é muito importante massagear o couro cabeludo, pois ajudará a circulação sanguínea e estimulará o crescimento dos fios saudáveis.
Preste atenção! Este procedimento deve ser feito somente com óleo vegetal puro, não é para ser feito com óleo mineral. O óleo vegetal atua na fibra capilar segurando a hidratação do fio e seus nutrientes

RECONSTRUÇÃO DE DENTRO PRA FORA

reconstrução é a etapa que vai ajudar a devolver as proteínas aos cabelos que passaram por procedimentos químicos ou sofreram com queda e quebra. Você pode fazer o tratamento com máscaras concentradas reconstrutoras e também usando queratina líquida para fazer uma cauterização capilar mais profunda.


O caminho para fazer a cauterização é um pouco diferente, pois você deve lavar somente com shampoo (de preferência anti resíduos), borrifar a queratina com ele ainda úmido por todo o comprimento dos fios e deixe o produto agir por 10 minutos. Para um efeito ainda mais potente, após o tempo de espera da queratina, use uma máscara de reconstrução de sua preferência  e siga um passo a passo de comum de hidratação. Depois que esperar o tempo pedido pelo creme, enxágue os fios com água fria.

MONTE O SEU PRÓPRIO CRONOGRAMA CAPILAR

O que irá definir a ordem dos procedimentos são as necessidades dos seus fios, mas você sabe como identificar as necessidades atuais do seu cabelo? Se não, que tal aprender agora?

Pegue um copo (de preferência transparente), coloque um pouco de água e por último solte um fio de cabelo dentro dele.

Boiou? Então invista mais em hidratação.

Nem boiou e nem afundou? É de nutrição que ele precisa.

Afundou? Então taca-lhe reconstrução.

A partir deste teste de porosidade você saberá do que o seu cabelo precisa mais e, a partir disso, irá montar o seu cronograma capilar.

Para facilitar, os processos para cada tipo de cabelo durante quatro semanas foram divididos. Ou seja, um mês inteiro de tratamento intensivo. Confira as categorias abaixo e veja qual é o cronograma mais indicado para você e organize sua agenda para levar o cronograma a sério.

Para cabelos muito danificados (ressecados, com pontas duplas e sem brilho)

1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição


Para cabelos pouco danificados 

1ª semana: hidratação – nutrição – hidratação

2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – nutrição – hidratação

4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução


Para cabelo saudáveis (sem coloração ou qualquer outro tipo de química)

1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

2ª semana: hidratação – nutrição – hidratação

3ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução


E aí, gostou? Este artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe com suas amigas e amigos. Aproveite e deixe um comentário dizendo a sua opinião e o quais outros posts que gostaria de ver aqui no blog.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *