Mudança sem estresse

at
mudanca-sem-estresse

 Se Mudança de casa é um assunto que te causa muito estresse, este post foi feito para você! É compreensível que muita gente evite ao máximo fazer mudanças, já que exige muito trabalho e dá dor de cabeça só de pensar em encaixotar tudo, desencaixotar, arrumar… mas você sabia que tem como mudar de casa ou apartamento sem precisar passar por isso?

Este artigo está cheio de dicas para você fazer uma mudança sem estresse. Vamos ao que interessa?

 

DICA 1: DESAPEGUE

Pode diminuir MUITO o trabalho se, alguns dias antes da mudança você selecionar bem as coisas que ainda têm utilidade e desapegar das coisas que não te servem mais ou que você percebeu que comprou e nunca usou. Faça esta seleção cômodo por cômodo.  Você ainda poderá fazer um brechó/bazar para vender as coisas que estão em boas condições, mas que não te servem mais e descolar uma graninha ou pode juntar roupas, sapatos e livros que você não quer levar para a nova casa e doar para quem precisa. É um ótimo momento para desapegar e fazer caridade.

DICA 2: VERIFIQUE AS CONDIÇÕES DO NOVO LAR

Assim que você pegar a chave da nova casa ou apartamento, visite o local para verificar as condições. É bem provável que ele esteja precisando de, no mínimo, uma boa faxina ou até de reparos.  Tudo isso vai ser bem mais fácil de resolver enquanto você não estiver morando na casa, acredite!

Preste atenção se a parte elétrica, encanamento e fechadura da porta estão funcionando direitinho. Verifique se não tem nenhuma privada ou pia entupida, se as torneiras, tomadas e interruptores estão funcionando corretamente e etc.

Outra coisa que você também precisa se preocupar é na transferência da sua internet para a casa nova. O ideal é que você resolva isso bem antes de se mudar, pois dessa forma você já poderá ter internet quando chegar lá, até porque, podem levar alguns dias até que o técnico vá ao endereço novo realizar o serviço.

DICA 3: NÃO ENCAIXOTE NA VÉSPERA

Um erro que muitas pessoas cometem e que é fatal para uma dor de cabeça daquelas é deixar para encaixotar tudo na véspera. Não faça isso! Planeje-se para, no máximo, 1 semana antes já começar a empacotar as mudanças.

Assim você tem mais tempo de comprar ou recolher caixas de papelão em mercados e mercearias suficientes para o trabalho e empacotar tudo com calma, sem deixar o serviço acumular. Fazendo de pouquinho em pouquinho, você vai conseguir agilizar processo sem dor de cabeça e desespero.

Nessa tarefa você também vai precisar de muita fita adesiva, plástico bolha e jornais. Então, prepare-se para ter em mãos todos esses materiais em grande quantidade.

Na cozinha, jogue fora os alimentos vencidos, cheque os utensílios domésticos e avalie o armário de vasilhas e demais utensílios de cozinha, para fazer uma triagem do que você realmente precisa e o que seria mais útil para outra pessoa.

Não se esqueça de conferir cada cantinho de cada cômodo da sua casa, tá?

DICA 4: ORGANIZE AS CAIXAS POR CÔMODOS

Uma dica que todo mundo sabe mas que muitos ignoram é a dica de organizar as caixas por cômodos. Ao invés de escrever apenas o que tem dentro da caixa, coloque também o nome do cômodo que ela vai.


Exemplo:

  • Cozinha – Pratos;
  • Escritório –  Cadernos;
  • Quarto (nome da pessoa a quem o quarto pertence) – Roupas;


E por aí vai…

DICA 5: LEVE E INSTALE OS MÓVEIS ANTES

O ideal para organizar uma mudança é dividi-la em duas etapas. Lembre-se de levar e montar os móveis antes. Só depois que eles estiverem devidamente instalados leve as caixas e todo o resto.

Desta forma,  você vai ter um visual mais organizado para separar as caixas que vão em cada cômodo e, mais tarde, desencaixotá-las sem stress.

Se sua mudança for feita toda de uma vez só, tente colocar as caixas primeiro no caminhão e os móveis por último, pois assim, quando você chegar no novo endereço, os móveis vão estar mais acessíveis para entrar na casa antes das caixas.

DICA 6: NÃO PROCRASTINE PARA ORGANIZAR

Eu sei que toda essa mudança vai te deixar bastante cansado, mas não enrole pra desempacotar tudo. Nada pior do que viver por dias, semanas ou até meses procurando suas coisas de caixa em caixa. O ideal é que em 2 ou 3 dias você já esteja com tudo fora das caixas e devidamente organizado.

Talvez seja um ótimo momento para pedir ajuda aos amigos e parentes para te ajudar na organização.

7- Deixe tudo muito bem combinado com a empresa contratada para fazer sua mudança

Pra evitar surpresas desagradáveis, a dica de ouro é pedir uma visita prévia, para fechar a contratação do caminhão de mudança. Isso é importante para que a empresa consiga visualizar o tamanho do serviço, ter uma estimativa correta de quantas viagens serão necessárias para a mudança e aparecer no dia com um caminhão e equipe adequados.

8- Tenha muita atenção com as coisas frágeis

Louças, maquiagens, eletrodomésticos e eletrônicos precisam do dobro da sua atenção. Pra evitar que essas coisas quebrem transporte-as separadamente. Vidro por exemplo, precisa ir em uma caixa menor com o aviso de FRÁGIL em um lugar em que todo mundo possa ver. Maquiagens e perfumes devem ir em caixas de plástico embrulhadas em MUITO plástico bolha.

Já os eletrônicos precisam de um cuidado ainda maior.
Se tiver que colocar no caminhão, certifique-se de que estão em um lugar seguro, que não vá bater ou cair durante o transporte. Uma boa dica também é melhor levá-los no mesmo carro que você, enrolados em lençóis ou colchas.

 

9- Caso more em apartamento, agende sua mudança com antecedência

Prédio com muitos apartamentos costumam ter regras mais rigorosas em relação a mudanças. Para evitar problemas com os síndicos de ambos os prédios, agende sua mudança umas 2 semanas antes dela acontecer. Tem que ficar atenta também com os horários que podem não ser tão flexíveis.

10- Aproveite para fazer uma faxina pesada

Este é o momento perfeito para arregaçar as mangas e começar a esfregar o chão, azulejos e paredes. Nada melhor do que aproveitar a casa ou apê para eliminar as sujeiras mais difíceis.

11- Não misture documentos importantes com a bagunça da mudança

Toda mudança de casa tem papelada envolvida, como o contrato de aluguel,  a solicitação de seguro, a escritura da casa… e por aí vai! Minha dica é não deixar essas coisas que você pode precisar ter acesso facilitado  no meio da bagunça. Separe uma pasta pra isso e coloque em algum lugar seguro, onde você sabe que não vai perder de vista.


Espero que este post tenha colaborado para que sua experiência de mudança seja mais tranquila.

Se você já se mudou alguma vez, sua experiência tem muito a acrescentar, então compartilhe-a aqui nos comentários para ajudar a outras pessoas também. 😉

1 Comment

  1. 10 ideias simples e baratas de decorações com plantas » Metamorfoses

    […] Leia também: Mudança sem estresse […]

    30 . mar . 2019

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *